
Costumeiramente nos perguntamos se para termos uma alimentação saudável é preciso que nos alimentemos exclusivamente de vegetais, grãos e frutas. Conforme estudos realizados por nosso grupo, através de pesquisas na internet, foi possível compreender que o segredo de uma alimentação balanceada e conseqüentemente saudável, é o equilíbrio. É através da combinação de todos os alimentos, uns em quantidades menores e outros em quantidades maiores, que se dá a receita para uma alimentação ideal.
É possível observar que as duas pirâmides (a antiga e a nova) possuem grande semelhança quanto a posição das verduras, legumes e frutas, que devem ser consumidos em grande escala e sem medo de errar. Entretanto, a nova (ilustrada a acima), traz uma nova base, constituída por exercícios físicos e controle de peso, cujos benefícios são incontestáveis.
Mas para que serve e como utilizar a Pirâmide Alimentar?
O termo qualidade de vida nos faz lembrar em fatores relacionados à pratica de exercícios físicos, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e, também principalmente dos bons hábitos alimentares. Sabemos que para uma vida saudável é fundamental a prática de uma dieta quilibrada. Em virtude disso, foi criada a Pirâmide Alimentar, de modo que possa ser explicada de forma simples e ilustrativa, a importância de cada alimento, separando-os em grupos e mostrando as quantidades ideais de consumo de cada um deles.
A Nova Pirâmide é composta por 6 níveis, formados por grupos de alimentos distintos, que além de sua base constituída por exercícios físicos e controle de peso, também expõe que quanto maior o espaço que cada grupo ocupa na pirâmide, maior é a quantidade que este deve ser consumido.
O legal no trabalho do grupo é socializar as aprendizagens pesquisadas e disponibilizadas no blog. Quem sabe voces não desencadearão um grande projeto de conscientização alimentar.
ResponderExcluir