domingo, 17 de maio de 2009

Exercícios Físicos e Saúde


Prof. Aluísio Menin Mendes


O Exercício Físico, como todo mundo já sabe, faz muito bem à saúde. Traz muitos benefícios aos Sistemas Respiratório e Cardiovascular, fortalece os músculos, é bom para regularizar o intestino, baixar o colesterol, perder peso e muitas outras coisas.


É recomendado para todas as idades, sendo que para os idosos é sempre melhor consultar um médico antes de começar a rotina dos exercícios físicos. Para um bom desenvolvimento e crescimento, começar a atividade física desde criança é o ideal. Jovens e adultos levam uma vida mais tranqüila e saudável quando tem o hábito de se exercitarem.


O importante é sempre fazer o que se gosta, andar ou correr, qualquer exercício é bom, ainda mais quando combinado à uma alimentação nutritiva. Principalmente para quem quer perder peso, um bom exercício aeróbico e refeições balanceadas são necessários para tal mérito. Um ponto é não fazer exercício nem quando estiver em jejum e nem com o estômago cheio.


Além de todos os benefícios já falados, um ponto interessante e importante é a força que o exercício dá às pessoas com depressão ou com o ânimo lá em baixo. Quando um indivíduo está praticando atividades físicas, o corpo libera uma substância chamada endorfina que é responsável pelo bem estar, auto-estima, etc., assim esta pessoa pode ter muitas melhoras psicológicas também.

Conceitos para uma vida saudável


Hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, cabeça no lugar... veja abaixo dicas sobre como melhorar sua condição física e de saúde


Por Renato Marques


Segundo o dicionário Houaiss, "saudável" é tudo que traz benefícios à saúde. Então, pare e pense. Seus hábitos alimentares e sua freqüência na prática de exercícios permitem que você qualifique sua vida como "saudável"?


Abaixo seguem alguns conceitos, dicas e recomendações sobre o principal "tripé" de uma vida saudável - Exercícios regulares, Alimentação equilibrada e Preparo psicológico:



Atividade física - o importante é a regularidade


Um dos principais pilares de uma vida saudável é a prática de exercícios. Esse conceito, no entanto, não é simples como a maioria das pessoas pensa. Não adianta jogar um futebolzinho aos sábados e achar que a situação está resolvida. O importante é criar uma rotina para que o corpo seja constantemente estimulado pela atividade física. "A falta de atividade física reduz a qualidade dos órgãos. Hoje, o sedentarismo é mais grave do que há algumas décadas porque alguns agravantes se intensificaram, como o estresse", explica o professor do curso de Fisioterapia da Unicid (Universidade da Cidade de São Paulo), Sérgio de Souza.



Alimentação - vale o equilíbrio e o cuidado


Como no caso dos exercícios, na alimentação o principal destaque é para a regularidade. Pessoas que não tomam café da manhã, em geral, tendem a passar dos limites no almoço. "Alimentação saudável é algo que deve ser distribuído por várias refeições no dia. Não apenas o desjejum, o almoço e o jantar, as refeições principais, mas também em refeições intermediárias. Ou seja, distribuir alimentos saudáveis, de uma forma equilibrada, em três refeições centrais e, no mínimo, duas intermediárias", diz a professora do departamento de nutrição da Universidade Anhembi-Morumbi, Avany Maria Bon.


Além disso, cada refeição deve ser pensada de maneira a oferecer um prato equilibrado para as necessidades do corpo humano. Nas refeições principais, vale combinar alimentos mais que atendem a questões fundamentais, como os carboidratos, responsáveis pela energia. Nas intermediárias, a opção é por alimentos mais leves, como leite e seus derivados.

"Alimentação saudável significa redução do açúcar ao mínimo possível, o mesmo valendo para gorduras animais. Aumentar o consumo de hortaliças e frutas e dar preferência a alimentos integrais".



Psicológico - um tempo para equilibrar a "cabeça"


De nada adianta, no entanto, o esforço centrado nos eixos anteriores se a sua condição psicológica não estiver estabilizada. Com as mudanças nas relações de trabalho, as pessoas têm vivido muito mais sob pressão. "O que mais preocupa as pessoas atualmente é a questão do estresse. A cobrança no trabalho, no cursinho, da família, em atividades esportivas, na rotina. E isso se apresenta em diversas formas, como a violência, o desemprego.

Portanto, cada atividade sua deve ser pensada para garantir qualidade também neste ponto. Distribuir o tempo e reorganizar sua rotina é o passo inicial para ganhar em qualidade de vida. Pense que este investimento de tempo refletirá diretamente no desempenho das demais atividades.



Projeto Saúde

Componentes do Grupo:

Beatriz, Nara, Noeli


Por que queremos pesquisar sobre saúde?
Porque é um assunto que envolve o dia a dia das pessoas, sendo necessário conhecer os cuidados que devemos ter com a nossa saúde. Não tendo esse conhecimento, podem-se gerar vários problema.


O que sabemos sobre o assunto?
Sabemos que se a saúde não for um ato bem administrado, ela pode gerar muitos problemas. Tais como: desequilíbrio físico e mental, ansiedade, estress, obesidade, entre outros.



O que eu queremos saber?
A importância da saúde para a vida. Como pode ser afetada a saúde de um indivíduo se não houver o conhecimento adequado sobre como administrar corretamente a sua alimentação e também a prática de exercícios físicos.



Vida Saudável

Para termos uma vida saudável, se faz necessário que sejam seguidas algumas regras básicas, essenciais para uma boa alimentação. A qual, companhada por exercícios físicos regulares, equlíbrio pscicológico e mental, propiciam uma vida mais feliz.
Pode-se dizer que uma alimentação correta é um dos prinipais fatores para uma vida saudável. É importante ressaltar que, além das principais principais refeições do dia, caracterizadas pelo café da manhã, almoço e jantar, também não podemos descuidar das refeições intermediárias, que compoem os benéficos "lanchinhos" diários. Neste sentido, as frutas auxiliam para um funcionamento perfeito do organismo e também ajudam no combate de gorduras desnecessárias e obesidade.

Nas refeições principais é necessário que ocorra uma distribuição correta dos alimentos de todos os grupos, tais como: vegetais, carboidratos, carnes, leite e derivados, verduras, legumes e frutas.